Confira os índices de criminalidade neste segundo turno no RS e em todo o país

Lenon de Paula

Confira os índices de criminalidade neste segundo turno no RS e em todo o país
Gabinete de Crise da SSP realizou um plano de ação integrada para segurança no 2º turno. Foto: Júlio Souza

Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde deste domingo (30), o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, Vanius Cesar Santarosa, apresentou o balanço do Gabinete de Crise da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estruturado para monitorar o andamento do segundo turno das Eleições 2022. Conforme os dados divulgados pela SSP, o Estado concluiu o domingo de votação com o registro de:

Boca de urna – 9Briga – 5Porte ilegal de arma de fogo – 4 Apreensão de objeto – 4Ameaça – 3Desacato – 3Transporte irregular de eleitor – 3Propaganda irregular – 2Lesão corporal – 2

Os seguintes crimes registraram uma única ocorrência: finalização de voto indevido, divulgação de voto, divulgação de bandeira partidária, desordem, furto de telefone celular e desobediência. Por parte dos bombeiros também foram registrados dois socorros por mal súbito e dois atendimentos de incêndio.

– Foi um pleito tranquilo, pois estamos trabalhamos há mais de 30 dias para transcorrer um segundo turno com tranquilidade. Focamos na prevenção da segurança dos eleitores e agora a atenção está voltada aos locais de comemoração – destaca o secretário Vanius.

O efetivo de plantão neste segundo turno teve 17.668 servidores, sendo 16.304 policiais militares, 650 policiais civis, 583 bombeiros e 131 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Participam do Gabinete de Crise a Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Forças Armadas. O Plano de Atuação Integrada começou a ser desenvolvido há mais de três meses.

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em todo o Brasil, a Operação Eleições 2022 registrou, neste domingo (30), até às 17h30min, no segundo turno do pleito, 308 crimes eleitorais. Violação ou tentativa de violação do sigilo de voto foram 81 ocorrências; boca de urna, 70; e desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 33. Os valores apreendidos em dinheiro contabilizaram R$ 6 mil.  Também foram registradas 39 prisões e cinco ocorrências de compra de votos/corrupção eleitoral: duas em Santa Catarina e uma no Amazonas, Maranhão e Paraná, respectivamente. 

No Rio Grande do Sul os dados contabilizados pela Operação Eleições 2022 até às 17h30min deste domingo (02) registraram:

Total de crimes eleitorais – 21 (5º no país)Crimes comuns de locais de votação – 9 (1º no país)Prisões – 7Boca de urna – 8 (junto com MG, 3º no país)Armas apreendidas – 1Transporte irregular de eleitores – 1

Não houve registros de prisões, compra de votos, violação de sigilo do voto ou crime contra candidatos. 

A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com os 26 estados e o Distrito Federal, e contou com a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal (PF), Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Civil e Militar, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Assim como no primeiro turno, a ação conjunta das forças de segurança pública, durante o segundo turno, foi acompanhada, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Nos estados, as ações foram coordenadas dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE). 

* Com informações do MJSP e SSP-RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leite agradece apoiadores e voto crítico do PT em pronunciamento após a vitória Anterior

Leite agradece apoiadores e voto crítico do PT em pronunciamento após a vitória

Times de Faxinal e Agudo avançam na Copa Diário de Futsal Próximo

Times de Faxinal e Agudo avançam na Copa Diário de Futsal

Geral